TIGER 1200: SUAS PERGUNTAS, NOSSAS RESPOSTAS

Fomos a Portugal para apresentar a nova Tiger 1200 à imprensa especializada em motociclismo, e demos aos nossos fãs e seguidores a oportunidade de participar através do envio de perguntas sobre a nova motocicleta. Então, aqui está: tudo o que você queria saber sobre a nova Tiger 1200, respondido pela equipe da Triumph.

 

 

P: QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS EM COMPARAÇÃO AO MODELO TIGER 1200 ANTERIOR?

R: A nova Tiger 1200 está mais de 25kg mais leve que a geração anterior, e tem um novo estilo adventure mais focado. O novo motor tricilíndrico plano em T proporciona uma pilotagem mais responsiva e emocionante, e a motocicleta vem repleta de novas tecnologias, que aprimoram a segurança e o conforto.

 

P: QUAL É O DESEMPENHO, EM COMPARAÇÃO COM A TIGER 900?

R: A Tiger 1200 gera 150PS de potência máxima e 130 Nm de torque máximo, o que equivale a 60% a mais de potência e 50% a mais de torque do que no modelo Tiger 900. Porém, apesar do motor, do eixo de transmissão e da suspensão semi-ativa maiores, uma abrangente redução de peso na Tiger 1200 proporcionou uma diferença de apenas 10% no peso. O resultado disso é uma pilotagem ainda mais responsiva e um aumento significativo na aceleração.

 

P: ELA É COMPATÍVEL COM PILOTOS DE ESTATURA MENOR?

R: A altura de assento padrão tem ajuste de 20mm em todos os modelos, a qual, em combinação com a posição de descanso bem estreita, resultado de um esforço de compactação feito por toda a equipe, facilita colocar os pés no chão. Disponibilizamos também um assento acessório que reduz em mais 20mm a altura do assento. Além disso, as alavancas da embreagem e do freio têm ajuste de abertura, os pedais do freio e do câmbio têm ajuste de altura, e o novo para-brisa ajustável traz um mecanismo de regulagem que pode ser usado facilmente com somente uma mão. Assim, fica fácil você encontrar a posição de pilotagem perfeita.

 

P: COMO A MOTOCICLETA CONSEGUE SER TÃO MAIS LEVE DO QUE A GERAÇÃO ANTERIOR DA TIGER 1200?

R: Essa é uma motocicleta totalmente reformulada. Na nova Tiger 1200, nossa equipe de design enfocou e otimizou o peso de cada componente para atingir uma redução total de mais de 25kg, sem abrir mão de uma otimização completa na sua especificação. Particularmente, foram obtidas reduções de peso significativas em todo o novo motor, no novo braço oscilante Tri-link, no novo quadro com escoras forjadas em alumínio, no subquadro traseiro em alumínio e no dianteiro em magnésio. Tudo isso contribuiu para a significativa redução total de 25kg.

 

2022 Triumph Tiger 1200 Rally pro)

P: QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO NOVO MOTOR?

R: O motor plano em T, com sua nova ordem de disparo, oferece um desempenho emocionante e envolvente ao longo de toda a faixa de giro, com maior potência e torque, melhor responsividade e tração em baixa rotação, e todos os benefícios de um motor tricilíndrico nas faixas de rotação média e alta, proporcionando aderência em condições adversas e uma performance cheia de personalidade na estrada e fora dela.

 

P: PARA QUE TIPO DE PILOTAGEM A TIGER FOI PROJETADA?

R: A nova Tiger 1200 é perfeita para todos os tipos de pilotagem, oferecendo uma manobrabilidade dinâmica na estrada, competência touring superior e potencial off-road genuíno. O eixo de transmissão lhe permite focar na pilotagem sem precisar considerar a manutenção ou o ajuste da corrente, o que é muito útil no touring de longas distâncias, e a suspensão semi-ativa automaticamente ajusta a pré-carga para garantir o desempenho e o conforto ideais, quer você esteja pilotando sozinho, com garupa ou com bagagem.

 

P: QUAL É A AUTONOMIA DO TANQUE?

R: Dependendo de como pilota, você pode percorrer até 400 quilômetros nos modelos com tanque de 20 litros, e até 600 quilômetros nos modelos Explorer, com tanque de 30 litros. Ambos os tanques são feitos, agora, em alumínio, o que é fruto do foco em reduzir o peso de todas as motocicletas.

 

P: EU ADORARIA OUVIR O SOM DA MOTOCICLETA!

R: Assista o vídeo abaixo!

P: POR QUE VOCÊ OPTOU PELA RODA TRASEIRA DE 18”?

A: A roda de 18” proporciona maior competência off-road sem abrir mão do excelente desempenho na estrada. As rodas fundidas de 19”/18” da família GT são otimizadas para oferecer um desempenho inigualável na estrada, e os modelos Rally agora vêm com uma roda dianteira raiada tubeless de 21” e roda traseira de 18” para oferecer uma real vantagem na pilotagem off-road.

 

P: ESTA É A MESMA SUSPENSÃO SEMI-ATIVA DO MODELO ANTERIOR?

A: Não, é um sistema totalmente novo da Showa, que foi projetado para oferecer o desempenho ideal em diferentes cenários de pilotagem. Os modelos GT têm um sistema com curso de 200mm configurado para proporcionar excelente conforto e funcionalidade na estrada. Os modelos Rally têm 20mm adicionais de curso, chegando a 220mm, e uma configuração mais voltada para o off-road. O objetivo do sistema semi-ativo é proporcionar uma sensação de pilotagem muito natural, com aderência, tração e absorção de impactos otimizados. O sistema recebe informações continuamente e em tempo real dos sensores da motocicleta, e usa algoritmos na unidade de controle da suspensão para oferecer a configuração ideal para as condições atuais e as preferências do piloto, com válvulas solenoides eletronicamente controladas ajustando a regulagem de amortecimento em milésimos de segundos.

 

P: COMO FOI OTIMIZADA A GESTÃO DE AR QUENTE?

A: A nova geração ostenta radiadores bilaterais e nova tubulação incorporada à carenagem, projetada para melhorar a refrigeração e afastar o ar quente do piloto. A nova posição do radiador também proporciona mais espaço para a suspensão de curso longo e para as rodas dianteiras de 21” dos modelos Rally.

 

P: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO NOVO BRAÇO OSCILANTE TRI-LINK?

A: O novo braço oscilante Tri-link está mais de 1,5kg mais leve do que na antiga versão unilateral. A redução na massa ajuda a suspensão a controlar mais facilmente os movimentos das rodas, o que por sua vez permite configurar a motocicleta para oferecer ainda mais conforto, controle e dinamismo a sua manobrabilidade.

 

P: O QUE FAZ O SISTEMA DO RADAR DE PONTO CEGO?

A: O sistema do radar de ponto cego é equipamento padrão nos dois modelos Explorer, e usa um radar instalado na traseira da motocicleta para prover dois recursos assistivos novos ao piloto. O ‘Assistente de Ponto Cego’ acende uma lâmpada embaixo do espelho retrovisor para avisar o piloto quando há outro veículo atrás dele no ponto cego, e o ‘Assistente de Troca de Faixa’ dá um aviso mais destacado piscando a luz se o piloto indicar a mudança de faixa quando houver um veículo em seu ponto cego ou se aproximando.

 

P: QUAIS OPÇÕES DE ACESSÓRIOS HÁ DISPONÍVEL?

A: Há disponível uma linha com mais de 50 acessórios Triumph genuínos, que lhe permite configurar sua motocicleta de acordo com a aventura desejada. Há duas opções de bagagem rígida disponíveis, ambas feitas pela Givi para a Triumph. A bagagem Trekker moldada vem com paneiros de abertura lateral/no canto e uma top case de 52 litros com capacidade para guardar dois capacetes, e os paneiros Expedition em alumínio com top case de 42 litros estão disponíveis com acabamento escovado ou preto, com opcional de grade protetora em duas peças. Além disso, há uma ampla linha de proteção, incluindo barras de proteção de motor e tanque em aço inoxidável, além de opções de assento aquecido e o novo fone de ouvido Triumph Sena 50S com som Harman/Kardon.