A posição sobre a moto é a base da pirâmide quando o assunto é técnica de pilotagem.
Assim como no automóvel, se não estivermos com o banco bem ajustado, não conseguimos conduzir com conforto e precisão. Na moto, a posição é ainda mais importante para uma condução eficiente, permitindo que você esteja pronto para reagir a qualquer situação, tenha conforto e evite dores no corpo depois da pilotagem.
Costumo me surpreender quando em uma breve palestra noto que experientes motociclistas se espantam com a quantidade de detalhes que uma posição de pilotagem adequada carrega consigo. Isso considerando moto e piloto alinhados.
Se formos para uma pilotagem um pouco mais avançada com pêndulo, pressionada etc., o número de motociclistas que conhece e aplica corretamente as técnicas diminui drasticamente. E olha que ainda não saímos do asfalto!
No mundo fora de estrada, a posição não é contínua e precisamos nos deslocar a cada situação para garantir a melhor performance. Portanto, se você sobe todos os dias na moto e nunca se preocupou em adotar uma posição de pilotagem mais técnica – que lhe trará conforto, segurança e performance!
POSIÇÃO DE PILOTAGEM PADRÃO
Os pés devem estar apoiados de forma a não deixar o bico do pé para baixo e nem para fora. Devemos apoiar as “almofadinhas” da sola do pé.
Os braços devem estar levemente flexionados e com os cotovelos “para cima”. Mão, cotovelo e ombro devem estar alinhados. Você também deve manter o tempo todo os dedos indicador e médio nos manetes de freio e embreagem.
Dessa forma, você garante precisão, resposta rápida e na dose certa. As pernas devem sustentar todo o peso do piloto.
Esse é o só o começo. A partir do momento em que a moto começa a se deslocar, além de diversos detalhes na postura em curvas e frenagens, você precisa saber posicionar a cabeça e o olhar no lugar certo e na hora certa.